Reação setorial?



Para SindusCon-SP, empresariado da construção está menos pessimistas
Sondagem mostra que item de crescimento econômico apresentou uma variação de 103,7% no trimestre
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
21/Junho/2016















A sondagem feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) apontou ânimo entre o empresariado do setor, mesmo com a atividade ainda em declínio. O principal fator para a mudança na expectativa foi de mudanças no governo. Ele chegou a 45,75 pontos, o que representa um crescimento de 331,2% em relação ao último trimestre.

A escala da sondagem vai de 0 a 100, sendo 50 o centro. Um desempenho abaixo de 50 é considerado não favorável. A exceção o item dificuldades financeiras, em que abaixo de 50 significam dificuldades menores.

Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, o pessimismo diminuiu em relação à evolução futura dos fundamentos econômicos. "O que precisa ser feito agora e com urgência é a adoção de medidas que façam as construtoras saírem da recessão, tais como novas PPPs e concessões, estímulo ao crédito imobiliário e destravamento do Programa Minha Casa, Minha Vida", afirma.

O item Crescimento Econômico variou 103,7% no trimestre, e chegou a 23,42 pontos. Os empresários mostraram-se mais confiantes com uma evolução favorável nos próximos meses. Quanto às Perspectivas de Desempenho, foram registrados 33,32 pontos, uma alta de 6,7% no trimestre em relação ao anterior. O valor, contudo, ainda representa uma queda de 7,3% no acumulado do ano.

As Perspectivas de Evolução dos Custos aumentaram 9,3% no trimestre (com 51,98 pontos). O acumulado do ano é de 7,9%. Inflação Reduzida variou 77,4% no trimestre (21,13 pontos).

O item Dificuldades Financeiras caiu 2,2% no trimestre, e apresentou 68,66 pontos. Esse é o único item cujos valores abaixo de 50 representam dificuldades menores.

O Desempenho da Empresa ainda mostra pessimismo, com queda de 9,7% no trimestre, chegando a atingir 25,03 pontos, novo piso da pesquisa iniciada em agosto de 1999. Desde 2013, o indicador caiu 50%, ou seja, quase metade do que foi registrado há três anos pela pesquisa.

Quanto aos postos de trabalho no setor, a queda foi de 14,1% no primeiro quadrimestre de 2016, em relação ao ano passado. A expectativa é de que eles continuem em queda.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.