A cultura espetacular de São Paulo



Casa Vila Matilde, em São Paulo, ganha Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016
Projeto de Terra e Tuma Arquitetos Associados atende ao orçamento apertado e terreno exíguo. Veja os demais premiados
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
4/Julho/2016





O arquiteto Pedro Tuma, do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados, venceu o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016 pelo projeto da Casa Vila Matilde, na zona Leste de São Paulo. O profissional ganhou uma viagem para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e um troféu, além de destaque no catálogo da exposição da premiação. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (30).

Orçado em 100 mil reais, o projeto da residência de dois pavimentos usa bloco de concreto e nenhum revestimento. Recuada em relação ao alinhamento frontal do lote, está a sala. A partir dela se segue para um corredor onde se alinham as áreas com instalações hidráulicas - lavabo, cozinha e área de serviço. Em paralelo, está o vazio central com jardim. A separação entre interior e exterior nesse trecho nuclear é feita por uma longa esquadria que permite ampla iluminação e ventilação natural - a antítese da ambiência da velha casa. Ao fundo estão as duas suítes: no térreo para a mãe e no pavimento superior para o filho. A laje de cobertura da sala permite uma ampliação futura da casa.

Em segundo lugar, ficou Cantergiani + Kunze Arquitetos, com o projeto do Edifício Península, em Porto Alegre. A líder do projeto, Nathalia Cantergiani, ganhou uma viagem pra Varsóvia, na Polônia. Já Alexandre Brasil Garcia, do Arquitetos Associados, foi o terceiro colocado, com o projeto da Galeria Maxita Yano - Claudia Andujar, em Brumadinho, Minas Gerais. Ele vai para Santiago, no Chile. O arquiteto Fabio Riff, do escritório Vapor 324, recebeu menção honrosa pelo projeto do restaurante Tuju, em São Paulo.

O júri era composto pelos arquitetos Daniel Corsi, Gianfranco Vannucchi e Priscyla Gomes, além do economista Carlos Vainer. Foram dez finalistas de 119 inscritos, provenientes de 18 estados brasileiros.

Os demais finalistas, que estarão reunidos em publicação e participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake até o dia 7 de agosto, são: Box House, em São Paulo (SP), de Yuri Vital Arquiteto; Casa de Meia Encosta, em São Francisco Xavier (SP), de Denis Joelsons; Ginásio do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), de URDI Arquitetura; Parklets sp, em São Paulo (SP), de Guilherme Gambier Ortemblad; RB12, no Rio de Janeiro (RJ), de Triptyque Architecture; e Restauro do Edifício Sede do IAB-SP, em São Paulo (SP), de Oksman Arquitetos Associados.

Na edição do concurso, houve um aumento na quantidade de projetos de outras áreas que não a Residencial (52%), como a Institucional (16,8%) e a Comercial (14,3%).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.