Iniciativa Bloomberg e São Paulo


Prefeito renova acordo com Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito
Bruno Covas assume a posição de líder técnico do programa voltado para ações na cidade que buscam reduzir os acidentes e as mortes no trânsito
18:49 24/04/2018
De Secretaria Especial de Comunicação









 O prefeito Bruno Covas reafirmou, nesta terça-feira (24), o interesse em manter o acordo com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito que, desde 2015, apoia a Prefeitura de São Paulo na implementação de intervenções de segurança viária baseadas em evidência e com vistas à redução de lesões e mortes no trânsito. Com isso, Covas passou a ser o líder técnico da Iniciativa, ou seja, o representante oficial do projeto na administração municipal.

“É muito importante para a cidade manter um programa como esse, que traz experiências internacionais para ajudar a reduzir as mortes no trânsito. Temos feito um amplo trabalho ao longo desses anos para diminuir as fatalidades e alcançar a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) de 6 mortes por cada 100 mil habitantes em 2020, e queremos ir além. Estamos comprometidos com o conceito de que nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou o prefeito.  
  
Dentre as ações que contam com o apoio da Iniciativa Bloomberg em São Paulo, está a continuação do processo de requalificação da Área Calma de São Miguel (com velocidade reduzida) já implementada na região pela CET (Comp anhia de Engenharia de Tráfego). O projeto - atualmente em fase de licitação - prioriza o espaço para pedestres e o transporte público por meio de ações de redesenho urbano, que incluem criação de faixas de pedestres elevadas e aumento de calçadas, dentre outras.

Além disso, a Prefeitura trabalha desde o início do ano no desenvolvimento de um plano de segurança viária, baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, já adotados em diversas cidades do mundo, como Nova York, Bogotá e Cidade do México. Outra ação que deve ocorrer até o fim do ano com apoio da Iniciativa Bloomberg é o lançamento de uma campanha de comunicação voltada para diminuir os acidentes de trânsito causados por quem bebe e dirige.

"Nossa atuação com São Paulo tem sido muito produtiva. Ao longo dos últimos três anos, pudemos auxiliar a cidade em importantes medidas que salvaram diversas vidas. As próximas ações apoiadas pela Iniciativa Bloomberg ganharão uma escala e institucionalidade ainda maiores. O prefeito Bruno Covas ter assumido para si a posição de líder da parceria demonstra o compromisso político com as melhores práticas em segurança no trânsito", afirma Pedro de Paula, coordenador executivo da Iniciativa na capital paulista.


Sobre a Iniciativa Bloomberg


Capitaneada pela Bloomberg Philanthropies, a Iniciativa faz parte de um acordo de cooperação com a Prefeitura que inclui todas as secretarias e departamentos que tenham envolvimento com o tema da segurança viária. Além de uma equipe que fica na cidade, o projeto - que vai até o fim de 2019 - conta com a colaboração de diversas entidades internacionais, incluindo Vital Strategies, International Association of Chiefs of Police (IACP), Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH), Global Road Safety Partnership (GRSP), NACTO - Global Designing Cities Initiative, World Resources Institute (WRI), International Road Assessment Programme (IRap) e Global Road Safety Facility do Banco Mundial (GRSF).


Além da capital paulista, a Iniciativa atua em Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China). Os projetos têm o objetivo de ajudar as cidades parceiras a desenvolverem e implementarem campanhas de massa de mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro e em conformidade com as regulamentações vigentes; melhorar a fiscalização; promover o desenho urbano para tornar as ruas mais seguras; melhorar a coleta de dados e o monitoramento dos usuários; e aumentar a sinergia entre todos os atores envolvidos para reduzir os acidentes, lesões e mortes no trânsito.



Nossos produtos e serviços para sua empresa, entidade ou cidade fazem toda a diferença. Fale conosco!



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.