Viaduto Marginal Pinheiro


Prefeitura realiza concretagem da viga do pilar que rompeu no viaduto da Marginal Pinheiros 

 



Viaduto cedeu há exatos dois meses; estimativa é que os trabalhos no local sejam concluídos em 4 meses

13:24 15/01/2019

De Secretaria Especial de Comunicação


O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, vistoriaram nesta terça-feira (15) o andamento das obras no viaduto da Marginal Pinheiros e acompanharam a concretagem da viga do pilar que rompeu. O viaduto cedeu há exatos dois meses e a Prefeitura de São Paulo vem trabalhando para devolvê-lo à cidade o mais rápido possível, sem abrir mão de atender a rigorosas normas de segurança.

“Iniciamos hoje a recuperação de um dos pontos mais críticos do viaduto. Tudo segue dentro do cronograma e não há expectativa de prorrogar o prazo que foi dado inicialmente”, disse o prefeito Bruno Covas.

As obras realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) chegam à fase de recuperação da viga que cedeu (transversina). Além da concretagem, estão sendo reformados os dois pilares e construídos outros, para apoio. A estrutura da pista também está sendo recuperada em dois pontos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses.

Histórico

Poucas horas após o incidente, no dia 15 de novembro de 2018, foi iniciado o escoramento de 120 dos 200 metros da parte da pista (tabuleiro) que cedeu. Todos os esforços de engenharia ficaram voltados para preservar a estrutura do viaduto. Ao lado do pilar sobre o qual a pista cedeu, foi feito outro de apoio, com três macacos hidráulicos, para aliviar o peso do tabuleiro.

Após 15 dias foi iniciada a bem sucedida operação para que fosse reerguida a estrutura. O processo, conhecido na engenharia como macaqueamento, foi concluído uma semana antes do previsto.

Foram utilizados seis macacos hidráulicos, cada um com capacidade para erguer 300 toneladas. A instalação dos equipamentos foi feita sobre um bloco de reação apoiado em dez estacas. Trabalharam na operação 60 operários e engenheiros da JZ Engenharia, empresa contratada em caráter emergencial para as obras do viaduto; 17 engenheiros, técnicos e topógrafos da São Paulo Obras (SPObras), responsável pelo gerenciamento da obra. Quatro técnicos da CPTM acompanharam a operação, já que durante o macaqueamento a linha 9 Esmerada teve a circulação de trens interrompida, para garantir a segurança dos usuários.

Mobilidade
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, desde o dia 15/11/2018, para obras de recuperação.

Atualmente, apenas 2,9 km da pista expressa continuam totalmente bloqueados no sentido Castello Branco da Marginal, entre o Parque Villa Lobos e o acesso à Rodovia Presidente Castello Branco, próximo ao CDP de Pinheiros.

Além das intervenções na Marginal, outras ações foram tomadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes:

- A CET reforçou a equipe de agentes de trânsito ao longo da Marginal Pinheiros. Na cidade há faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis orientando os motoristas sobre a interdição;

- A SPTrans reforçou as equipes de fiscalização das faixas exclusivas de ônibus;

- Rodízio municipal de veículos liberado na Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. A medida favorece motoristas que já estão saindo da área de vigência do rodízio, para que não sejam autuados, caso se vejam retidos numa eventual lentidão;

- Acordo com a Ceagesp para antecipação em três horas da abertura dos portões para os caminhões, criação de novas entradas e ampliação de cinco para 11 a quantidade de faixas de acesso de caminhões ao Entreposto; e implantação de mão-dupla de direção na Rua Xavier Kraus;

- Reunião com taxistas que aceitaram oferecer desconto de 40% em corridas solicitadas pela plataforma SPTaxi que tenham origem ou destino na área afetada pela interdição. Liberação da circulação de táxis sem passageiros em três corredores exclusivos de ônibus, enquanto durarem as obras. Criação de cinco bolsões de estacionamento para embarque e desembarque de táxis em locais próximos aos trechos mais críticos e nas proximidades de estações e terminais de transporte público, para facilitar a integração entre modais;

- Os aplicativos passaram a oferecer alternativas para auxiliar os deslocamentos da população durante o período de interdição da pista expressa da Marginal Pinheiros;

- Manutenção da faixa exclusiva para ônibus na Marginal.

É importante destacar que os agentes da CET mantêm plantão de 24 horas todos os dias da semana, para acompanhar o comportamento do trânsito e oferecer melhores condições de tráfego aos usuários da via.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.