Recuperação viaduto em São Paulo



Entenda como está sendo realizada a recuperação do viaduto Santo Amaro, que foi danificado após um incêndio em fevereiro
Tecnologia segura deve propiciar economia de aproximadamente 50% em estrutura na zona Sul de São Paulo
Por Paulo Hebmüller
Edição 60 - Julho/2016



O incêndio ocorrido após o choque entre dois caminhões na madrugada do dia 13 de fevereiro expôs parte da estrutura do viaduto Santo Amaro, na zona Sul de São Paulo, a temperaturas de até 600ºC, de acordo com um dos laudos contratados pela prefeitura para avaliar os danos causados na obra. O acidente envolveu um caminhão de combustível e outro que carregava açúcar na Avenida dos Bandeirantes, sob o viaduto, provocando um incêndio que se prolongou por várias horas. O prefeito Fernando Haddad (PT) chegou a anunciar que o viaduto teria que ser demolido, mas, após a realização de avaliações e ensaios pela Concremat Engenharia e pelo Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a prefeitura optou pela recuperação.

De acordo com o engenheiro Ariovaldo José Lopes, superintendente de obras viárias da prefeitura, o incêndio provocou perda substancial da resistência do concreto e do aço em vários pontos da construção. Inaugurada em 1969, a obra recebeu há quatro anos um reforço com fibra de carbono nos oito pilares e quatro encontros da estrutura, formada por dois tabuleiros (pistas) unidos por uma passarela de pedestres na parte central do viaduto. Foram construídas 28 paredes em cada encontro, totalizando 112 paredes, com espessura de 30 cm cada. 'Em relação ao concreto e ao aço, houve pontos que sofreram mais influência do fogo, mas, basicamente, a fibra de carbono queimou em toda a extensão', diz Lopes.

A recuperação foi iniciada em abril, pouco mais de um mês depois do incêndio, e a previsão é de que seja finalizada em setembro. Uma das pistas do viaduto vem sendo utilizada para tráfego de ônibus e táxis, minimizando os impactos no trânsito intenso da região. O projeto de recuperação foi concebido pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia, e fará várias alterações no viaduto. Uma delas é que haverá duas áreas para circulação dos pedestres, deslocadas para as laterais - antes havia apenas uma, no meio das pistas. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) ainda estuda a inclusão de uma ciclofaixa em uma das passarelas laterais. Essas alterações serão possíveis com o aproveitamento do espaço dos antigos guarda-corpos - de 1,60 m em cada lado - e da junção do vão entre os dois tabuleiros.

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