Por que me sinto cansado depois de fica sentado o dia todo ?
Depois de passar horas na frente da tela, muitas vezes nos sentimos fracos. Você pode lutar contra a fadiga assim.
Depois de ficar sentado em frente ao computador o dia todo, me sinto esgotado, dolorido e geralmente desmotivado para fazer qualquer coisa além de me jogar no sofá. E não é apenas fadiga mental: posso senti-la perfeitamente em todo o meu corpo.
A psicóloga Angelica Raucci diz que muitas vezes esquecemos como o corpo está intimamente ligado à mente. “Vivemos em uma época em que quanto mais produzimos, mais realizados nos sentimos”, explica. “Quando trabalhamos, tendemos a minimizar as emoções que temos. De que outra forma nossa mente pode nos mostrar que estamos estressados, senão por meio de sintomas físicos?
Vários estudos mostraram que a fadiga mental prolongada pode ter um impacto na resistência física.
"Realizar tarefas cognitivas difíceis aumenta a adenosina", explica Raucci. A adenosina é um neurotransmissor envolvido na regulação dos níveis de energia celular e do sono, que em grandes quantidades pode sedar o sistema nervoso. “Esse acúmulo causa uma maior percepção de esforço durante a atividade física subsequente”, diz Raucci
Em vez de prestar atenção ao que o corpo passou ao longo do dia, ela recomenda praticar a plena atenção para reconhecer os sinais do corpo e antecipar o cansaço.
Ficar sentado por muito tempo também pode ser a causa de dores diretas. De acordo com a fisioterapeuta Giulia Messina, “o uso intenso de computadores e posturas não ergonômicas podem causar dor generalizada com o tempo”. Além disso, ele diz que a má postura está ligada a dores no pescoço, enxaqueca, refluxo ácido e fadiga ocular, entre outros problemas.
Existem algumas regras básicas para manter a postura correta durante o trabalho. “O monitor deve ser posicionado de forma que olhemos para o centro da tela, mantendo o olhar na horizontal a uma distância de 40 ou 70 cm”, diz Messina. O teclado deve ser posicionado de forma que os cotovelos fiquem em um ângulo de 90 graus e você pode adicionar uma almofada de suporte lombar. O mais importante é tentar mover-se o máximo possível.
“Recomendo fazer exercícios a cada hora”, diz Messina. “Para começar, você pode fazer movimentos de calcanhar com os pés no chão. Quando você se levanta, pode fazer alongamentos simples: rotações de ombros, movimentos de cabeça ”. Messina também recomenda exercícios respiratórios para refrescar o corpo e a mente: “Vai te ajudar a ser mais eficiente e a ter um melhor humor”.
De acordo com a OMS, os adultos entre 18 e 64 anos devem fazer alguma atividade física, como caminhar, dançar ou fazer jardinagem, por cerca de 150 minutos e 75 minutos de exercício por dia.
E mais: "A atividade física é uma excelente válvula de escape para a mente", diz Raucci. "É uma forma de se livrar do estresse, das emoções negativas e até da ansiedade acumulada." Claro, o sono é tão importante para os níveis normais de energia e desempenho mental.
Nenhum comentário: