Esta São Paulo



Haddad sanciona lei que transforma Elevado Costa e Silva em Parque Minhocão
Legislação vale para os períodos em que o espaço estiver fechado para o trânsito de automóveis
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
9/Março/2016




O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou nesta quarta-feira (9) uma lei municipal que denomina como "Parque Minhocão" o Elevado Costa e Silva nos períodos em que ele estiver fechado para tráfego de veículos e aberto para pedestres, ciclistas e skatistas. Na prática, a mudança fará com que medidas adotadas em outros parques da cidade também possam ocorrer lá, como a criação de um conselho gestor e ações de zeladoria para garantir o aprimoramento de sua utilização pela população.


"Deveria começar com o conselho gestor, porque aí a demanda vai surgir da própria comunidade, que vai dizer do que ela precisa para aproveitar melhor o espaço. Apesar de parecer só um gesto simbólico, é um pouco mais do que isso, porque abre a possibilidade de pequenos incrementos de suporte do poder público à comunidade local que aproveita aquele espaço aos finais de semana", articulou Haddad sobre as medidas que poderão ser implementadas a partir de agora.

O Elevado Costa e Silva fecha para carros a partir das 21h30, de segunda a sexta, reabrindo às 6h30 do dia seguinte. Aos sábados, o trânsito de veículos é interrompido às 15h00, e reabre às 6h30 de segunda-feira. A via também é fechada para carros nos feriados.

Na sua fala, o prefeito de São Paulo lembrou de melhorias implantadas que foram sugeridas pela população, como a instalação de jardins verticais nas empenas cegas de edifícios vizinhos e a construção da ciclovia abaixo do elevado, com troca da iluminação para lâmpadas de LED. Acrescentou que os coletivos que atuam na região poderão ser chamados pela Subprefeitura local a participar do futuro conselho gestor.
"A partir de agora, não são [apenas] os olhares da sociedade que reconhecem o Minhocão como um parque, são os olhares públicos que, já no ano passado, via Conselho da Cidade, manifestaram não só para o Minhocão como para a avenida Paulista o desejo de ter mais cidade para as pessoas. É muito gratificante participar de mais um passo dessa transformação vigorosa da cidade", afirmou o autor do projeto, o vereador José Police Neto (PSD).

A medida também vai ao encontro das diretrizes do Plano Diretor Estratégico, aprovado em 2014. Ele prevê que, até 2029, a administração municipal estude uma destinação definitiva para a via: sua transformação permanente em parque ou o seu desmonte. O prefeito ressaltou que qualquer decisão sobre a estrutura, cujo prazo vai até o final da próxima década, deve ser acompanhada de medidas mitigadoras para evitar a expulsão da população de baixa renda que vive naquela região.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.