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Câmara Municipal aprova em definitivo implementação do Arco Tietê em São Paulo
Projeto que prevê duas novas avenidas com mais de 30 km de extensão e o alargamento de vias já existentes depende, agora, da sanção do prefeito Fernando Haddad
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
25/Agosto/2016






Foi aprovado na última quarta-feira (24), em segunda e definitiva votação no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei (PL) 721, de 2015, referente à implementação do Arco Tietê. A proposta, que aguarda agora a sanção do prefeito Fernando Haddad, prevê 30 novos km de novas avenidas e possibilita o alargamento de 45 km de ruas e avenidas já existentes, em uma área de seis mil hectares.

Divulgação: Prefeitura de São Paulo
O único voto contrário à medida foi do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que defende uma maior discussão da proposta com a população local. "Nós temos um cálculo de mais de cinco mil imóveis desapropriados, isso numa região que vai atingir 450 mil pessoas. E só em desapropriação pretende-se gastar mais de R$ 5 bilhões. Essa proposta precisa ser discutida com mais profundidade, será que as pessoas que terão suas casas desapropriadas conhecem esse projeto?", questiona.
O projeto integra os Apoios Norte e Sul. O primeiro faz um percurso de 24,5 km entre os pontos da estação Leopoldina da CPTM, Vila Jaguara, Rodovia Anhanguera, Jardim São Domingos, bairros do Piqueri, Freguesia do Ó, Limão, Casa Verde, Santana, Parque Vila Maria, Parque Novo Mundo, Avenida Carvalho Pinto, chegando finalmente, até o Corredor Tiquatira.
Um ramal desse corredor parte do trecho Parque Vila Maria, conectando-se à estação Tatuapé da CPTM e do Metrô. Ele passa pelo Apoio Urbano Sul e pelo Corredor Celso Garcia.
O Apoio Sul consiste na extensão do corredor Edgar Facó, Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente em direção ao Bom Retiro, Canindé, Pari, Belém, Tatuapé e Terminal Aricanduva, onde se conecta ao Corredor Celso Garcia. A sua extensão é de 9,8 km.
O Eixo Norte-Sul, por sua vez, conectará os Apoios Urbanos Norte e Sul à Linha 1 do Metrô, e ao Corredor de ônibus Norte Sul. Para isso, serão requalificadas avenidas como a Avenida do Estado e criadas passagens transversais ao rio.
Na porção Norte, as conexões darão acesso ao Complexo Anhembi, ao Campo de Marte e aos lotes localizados ao longo do córrego do Carandiru. O eixo ferroviário da Lapa, por sua vez, consiste na implementação da ponte sobre o rio Tietê, ao longo da Avenida Raimundo Pereira Magalhães.
Confira mais informações do projeto clicando aqui e aqui.
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Como está o desenvolvimento do projeto

Para se atingir os objetivos deste projeto é necessário, em um território dessa escala e importância, traçar diversas estratégias, seja ao longo dos vários anos de desenvolvimento ou seja em diferentes áreas deste perímetro. O Plano Diretor Estratégico já propõem inúmeras ações para este pedaço da cidade, estabelecendo relações e diretrizes de desenvolvimento muito precisas para os próximos anos. Simultaneamente, a revisão da Lei de Zoneamento, que já se iniciou, trará especificidades e critérios para as intervenções e o desenvolvimento desejado.

Em diferentes escalas, alguns projetos estratégicos que irão transformar a região também estão sendo implantados em diferentes escalas. Caso exemplar é a nova Operação Urbana Consorciada Água Branca, que em cerca de 10% da área do Arco Tietê traz oportunidades de desenvolvimento imediato das redes de infraestrutura urbana e de novas formas de ocupação do solo. A promoção de novos corredores de transporte, seja pela implantação dos corredores de ônibus com faixa exclusiva ou pelas novas linhas de metrô previstas para a área, também trazem oportunidades de transformação. Proposta recentemente apresentada é o projeto de lei que institui o Plano de Melhoramentos Viários para toda a região, fundamental para planejar e implantar uma ampla rede de transporte público e acessibilidade para o Arco, preparando a área para a implantação de importantes infraestruturas e seu consequente desenvolvimento.
Outros projetos estão em fase de desenvolvimento, como o chamamento público para a proposição de parcerias público privadas para o desenvolvimento urbano da região e como os programas de desenvolvimento econômico e habitacional, que encontram neste local da cidade oportunidades reais de transformação. Dessa forma, busca-se atingir os diversos objetivos para a efetivação desta estratégica região da cidade de São Paulo.


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