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Câmara
Municipal aprova em definitivo implementação do Arco Tietê em São Paulo
Projeto que prevê duas novas avenidas com mais de 30 km de extensão e o
alargamento de vias já existentes depende, agora, da sanção do prefeito
Fernando Haddad
Luísa
Cortés, do Portal PINIweb
25/Agosto/2016
Foi aprovado na última quarta-feira (24), em segunda e definitiva
votação no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei (PL)
721, de 2015, referente à implementação do Arco Tietê. A proposta, que aguarda
agora a sanção do prefeito Fernando Haddad, prevê 30 novos km de novas avenidas
e possibilita o alargamento de 45 km de ruas e avenidas já existentes, em uma
área de seis mil hectares.
Divulgação:
Prefeitura de São Paulo
O único voto contrário à medida foi do vereador Aurélio Nomura (PSDB),
que defende uma maior discussão da proposta com a população local. "Nós
temos um cálculo de mais de cinco mil imóveis desapropriados, isso numa região
que vai atingir 450 mil pessoas. E só em desapropriação pretende-se gastar mais
de R$ 5 bilhões. Essa proposta precisa ser discutida com mais profundidade,
será que as pessoas que terão suas casas desapropriadas conhecem esse
projeto?", questiona.
O projeto integra os Apoios Norte e Sul. O primeiro faz um percurso de
24,5 km entre os pontos da estação Leopoldina da CPTM, Vila Jaguara, Rodovia
Anhanguera, Jardim São Domingos, bairros do Piqueri, Freguesia do Ó, Limão,
Casa Verde, Santana, Parque Vila Maria, Parque Novo Mundo, Avenida Carvalho Pinto,
chegando finalmente, até o Corredor Tiquatira.
Um ramal desse corredor parte do trecho Parque Vila Maria, conectando-se
à estação Tatuapé da CPTM e do Metrô. Ele passa pelo Apoio Urbano Sul e pelo
Corredor Celso Garcia.
O Apoio Sul consiste na extensão do corredor Edgar Facó, Ermano
Marchetti, Marquês de São Vicente em direção ao Bom Retiro, Canindé, Pari,
Belém, Tatuapé e Terminal Aricanduva, onde se conecta ao Corredor Celso Garcia.
A sua extensão é de 9,8 km.
O Eixo Norte-Sul, por sua vez, conectará os Apoios Urbanos Norte e Sul à
Linha 1 do Metrô, e ao Corredor de ônibus Norte Sul. Para isso, serão
requalificadas avenidas como a Avenida do Estado e criadas passagens
transversais ao rio.
Na porção Norte, as conexões darão acesso ao Complexo Anhembi, ao Campo
de Marte e aos lotes localizados ao longo do córrego do Carandiru. O eixo
ferroviário da Lapa, por sua vez, consiste na implementação da ponte sobre o
rio Tietê, ao longo da Avenida Raimundo Pereira Magalhães.
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COMENTÁRIOS
Como está o desenvolvimento do
projeto
Para se atingir os objetivos deste projeto é necessário, em um
território dessa escala e importância, traçar diversas estratégias, seja ao
longo dos vários anos de desenvolvimento ou seja em diferentes áreas deste
perímetro. O Plano Diretor Estratégico já
propõem inúmeras ações para este pedaço da cidade, estabelecendo relações e
diretrizes de desenvolvimento muito precisas para os próximos anos.
Simultaneamente, a revisão da Lei de Zoneamento, que já se iniciou, trará
especificidades e critérios para as intervenções e o desenvolvimento desejado.
Em diferentes escalas, alguns projetos estratégicos que irão transformar
a região também estão sendo implantados em diferentes escalas. Caso exemplar é
a nova Operação Urbana Consorciada Água Branca, que em cerca de
10% da área do Arco Tietê traz oportunidades de desenvolvimento imediato das
redes de infraestrutura urbana e de novas formas de ocupação do solo. A
promoção de novos corredores de transporte, seja pela implantação dos
corredores de ônibus com faixa exclusiva ou pelas novas linhas de metrô
previstas para a área, também trazem oportunidades de transformação. Proposta
recentemente apresentada é o projeto de lei que institui o Plano de Melhoramentos Viários para toda a região,
fundamental para planejar e implantar uma ampla rede de transporte público e
acessibilidade para o Arco, preparando a área para a implantação de importantes
infraestruturas e seu consequente desenvolvimento.
Outros projetos estão em fase de desenvolvimento, como o chamamento
público para a proposição de parcerias público privadas para o desenvolvimento
urbano da região e como os programas de desenvolvimento econômico e habitacional,
que encontram neste local da cidade oportunidades reais de transformação. Dessa
forma, busca-se atingir os diversos objetivos para a efetivação desta
estratégica região da cidade de São Paulo.
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