Obra em andamento



Tatuzão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo chega à estação Chácara Klabin
Considerada a maior em circulação, a máquina de perfuração tem 10,5 metros de diâmetro e pesa 1,5 mil toneladas
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
15/Abril/2016

O equipamento de perfuração conhecido como tatuzão chegou nesta semana na estação Chácara Klabin, a última da Linha 5-Lilá do Metrô de São Paulo. Para a expansão da linha, o investimento do governo estadual é de R$ 9,5 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Após a estação Adolfo Pinheiro, serão mais dez km e dez estações: Alto da Boa Vista, Borba-Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Tatuzão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo chega à estação Chácara Klabin



Eduardo Saraiva/Divulgação: Governo de São Paulo

Ao longo do percurso, o tatuzão construiu cerca de 4,5 km de túneis e instalou 3.600 anéis de concreto desde setembro de 2013. Após a chegada à Chácara Klabin, a previsão é de que sejam escavados mais 362 metros de túnel até o Poço Dionísio da Costa. Os outros dois túneis já foram finalizados pelas tuneladoras Lina e Tarsila.

"Hoje é um dia histórico, esse é o maior Tatuzão, ele tem 10,5 metros de diâmetro, pesa 1.500 toneladas, um dos maiores do mundo, feito na Alemanha. E essa é uma linha integradora porque lá em Santo Amaro ela integra com a abertura da Linha 9 da CPTM, em Campo Belo vai integrar com a Linha 17 do Aeroporto de Congonhas, em Santa Cruz ela integra norte/sul, que é a Linha 1. E aqui em Chácara Klabin integra com a Linha 2, que é a da Paulista", explicou o governador Geraldo Alckmin, presente na ocasião.

A previsão é de que 781 mil passageiros utilizem diariamente a Linha 5-Lilás do Metrô-SP.

O Tatuzão

O Tatuzão é, na obra, o responsável pela perfuração do solo e pela instalação estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço. Ao todo, ele percorrerá 5,7 km, construindo 4,8 km de túneis entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, instalando 3.241 anéis.

A máquina possui 75 metros de comprimento, roda de corte de 10,5 metros de diâmetro, 1,5 mil toneladas de peso e vários compartimentos em sua extensão. Para a sua operação, foram necessários 180 trabalhadores, 50 em cada turno, além de 30 operários de apoio. Os outros dois desse tipo apresentavam uma roda de corte menor, de 6,3 metros de diâmetro.

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