Obra em andamento
Tatuzão
da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo chega à estação Chácara Klabin
Considerada a maior em
circulação, a máquina de perfuração tem 10,5 metros de diâmetro e pesa 1,5 mil
toneladas
Luísa
Cortés, do Portal PINIweb
15/Abril/2016
O equipamento de perfuração
conhecido como tatuzão chegou nesta semana na estação Chácara Klabin, a última
da Linha 5-Lilá do Metrô de São Paulo. Para a expansão da linha, o investimento
do governo estadual é de R$ 9,5 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens.
Após a estação Adolfo Pinheiro, serão mais dez km e dez estações: Alto da Boa
Vista, Borba-Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor,
Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Tatuzão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo
chega à estação Chácara Klabin
Eduardo
Saraiva/Divulgação: Governo de São Paulo
Ao longo do percurso, o tatuzão
construiu cerca de 4,5 km de túneis e instalou 3.600 anéis de concreto desde
setembro de 2013. Após a chegada à Chácara Klabin, a previsão é de que sejam
escavados mais 362 metros de túnel até o Poço Dionísio da Costa. Os outros dois túneis já foram
finalizados pelas tuneladoras Lina e Tarsila.
"Hoje é um dia histórico,
esse é o maior Tatuzão, ele tem 10,5 metros de diâmetro, pesa 1.500 toneladas,
um dos maiores do mundo, feito na Alemanha. E essa é uma linha integradora
porque lá em Santo Amaro ela integra com a abertura da Linha 9 da CPTM, em
Campo Belo vai integrar com a Linha 17 do Aeroporto de Congonhas, em Santa Cruz
ela integra norte/sul, que é a Linha 1. E aqui em Chácara Klabin integra com a
Linha 2, que é a da Paulista", explicou o governador Geraldo Alckmin,
presente na ocasião.
A previsão é de que 781 mil
passageiros utilizem diariamente a Linha 5-Lilás do Metrô-SP.
O Tatuzão
O Tatuzão é, na obra, o responsável pela perfuração do solo e pela instalação estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço. Ao todo, ele percorrerá 5,7 km, construindo 4,8 km de túneis entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, instalando 3.241 anéis.
A máquina possui 75 metros de
comprimento, roda de corte de 10,5 metros de diâmetro, 1,5 mil toneladas de
peso e vários compartimentos em sua extensão. Para a sua operação, foram
necessários 180 trabalhadores, 50 em cada turno, além de 30 operários de apoio.
Os outros dois desse tipo apresentavam uma roda de corte menor, de 6,3 metros
de diâmetro.
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