A enorme cidade tentando se humanizar

Prefeitura de São Paulo lança portal com dados georreferenciados sobre mais de 150 temas da cidade
Chamada de GeoSampa, plataforma permite acesso e download gratuitos das informações integradas sobre equipamentos urbanos, habitação, transporte e infraestrutura
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
11/Dezembro/2015









A Prefeitura de São Paulo lançou na última quarta-feira (9) o GeoSampa, que reúne informações detalhadas e georreferenciadas sobre mais de 150 temas relevantes para a cidade, incluindo os dados cadastrais dos cerca de 3,3 milhões de imóveis da cidade, detalhes do zoneamento, os mapas do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), mapas geotécnicos, e o banco de dados com informações dos principais sistemas de informação da prefeitura, como Habitação e Infraestrutura.
No sistema também é possível encontrar cerca de 12 mil equipamentos urbanos como 1,5 mil escolas, quase 400 unidades básicas de saúde, mais de 880 feiras livres e 1,6 mil equipamentos de cultura; a rede de transporte público; dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social; o Cadastro Fiscal e Transportes; e a complementação da base de ruas existente, agregando dados e informações obtidas pelo sistema de GPS implantado nos ônibus municipais.
Atualizado em tempo real, o portal pode ser livremente consultao, trabalhado, reutilizado, sem restrições de licenças, patentes ou mecanismos de controle. A plataforma de dados permite ainda pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil e público interessado possam subsidiar o desenvolvimento de estudos, pesquisas, plataformas web, aplicativos e softwares, que por sua vez poderão contribuir para uma maior participação da sociedade junto ao governo municipal.
O GeoSampa reúne dados de diversas secretarias, articulando sistemas de informações, conectados de forma automatizada, aderentes à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Todas as bases da plataforma e o catálogo de metadados estão disponíveis para download gratuito. O lançamento do GeoSampa é a meta 111 do Programa de Metas da administração municipal e segue as diretrizes do artigo 352 do PDE em vigor desde agosto na cidade.
Clique aqui para acessar o portal. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.